Sou uma jovem adulta e estou desempregada.
Realidade de muitas pessoas da minha faixa etária.
Quero desabafar sobre a necessidade de estabilidade profissional e a pressão gerada pela falta de oportunidade.
Atualmente a necessidade de um trabalho vem por conta de boletos para pagar, filhos para criar e educar e o básico que é o alimento do dia-a-dia. Mas você já perguntou para um jovem entre 18 e 23 anos os principais motivos dele querer um trabalho? Eu posso responder.
Alguns diriam por lazer e bem estar como: roupa, tênis, celular, viagens, livros. (Eu me encaixo nessa última necessidade.) Mas, outros pela pressão criada pela sociedade de que "o tempo passa muito rápido e é preciso construir um futuro." E pela estabilidade que a renda gerada pelo trabalho consede. Porém, há certas frustrações e obstáculos.
A primeira dela é o Enem, cria-se uma expectativa em torno de uma prova pois o adolescente que sai do ensino médio já está pensando no mercado de trabalho. "E se eu não passar de primeira?" Falando no mercado de trabalho, muitas vagas exigem cursos e experiência. Mas se o empregador não me dá uma chance, como vou pagar um curso e ter experiência? E os cursos gratuitos? Digo que há uma espera para iniciar ou nova torma ou uma entrevista com a assistente social. Sendo assim, tem pouco recurso para muitas pessoas que de fato querem trabalhar.
Percebo que para geração que veio antes de mim, (pais e avós) Tem estabilidade com o pouco que era oferecido na época e com o pouco estudo. Mas, a gente, da nova geração que temos a tecnologia e novos meios para nós desenvolvermos acaba tendo mais exigências.
Sinceramente acho que falta flexibilidade e outros pontos de vista para quem ainda tem dificuldades no campo profissional.